Substantivo feminino:
1. sensação agradável ou deleitosa; voluptuosidade; prazer;
2. extrema felicidade;
3. encanto.
(Do lat. delicìa-, «id.»)
Assim como várias outras palavras do nosso querido português, eu admiro a palavra ‘delícia’... Tá aí uma palavra que não enjôo. Vamos pensar... Tudo que é bom, dá pra encaixar 'delícia' no meio. Apesar de eu adorar, acho que ela não deveria ser falada ou escrita muitas vezes, só nos momentos certos, pra não gastar! Creio que a frase "as palavras têm poder" teve seu sentido (dentre os muitos sentidos que ela tem) maior, pra mim, quando assisti a um filme que nunca sai de minha cabeça, na época de minha pré-aborrescência. O foco não era esse, mas, na história, havia uma garota que se excitava loucamente com palavras 'difíceis', tipo 'inaceitavelmente', 'plúmbeo', 'plenipotenciário', e por aí vai... Em uma cena, ela fica gemendo e se debatendo em cima de uma mesa dentro da biblioteca da universidade, enquanto o 'amigo' lê, a pedido dela, palavras 'difíceis' de um livro. Eu, sinceramente, achei aquilo o máximo. Sendo fingimento dela ou não, é muito legal! Será que existe alguém assim? Tem outra parte bem legal tbm, mas não contarei, e vale ressaltar que (apesar de eu precisar ter visto escondida) é uma comédia romântica, ok? Não quero tomar o sentido sexual da coisa, apenas, mas o exemplo vem ao caso, porque mostra o quando a escrita pode despertar fascínio numa determinada pessoa. É meio confuso, mas pode. Eu mesma... geralmente, livros mais antigos, não tããão antigos assim, mas, os menos 'moderninhos', têm um vocabulário mais gostoso de se ler, e se, em um livro desse, vejo uma frase que me chame a atenção, leio a passagem até cansar.
Não que eu suba pelas paredes quando ouço 'delícia', mas que 'delícia' é uma delícia de se ouvir, isso é! DELÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍCIA! E não me mandem tatuar no meio da testa!
.
Agora juntem suas pedras e taquem todas em mim!
Não que eu suba pelas paredes quando ouço 'delícia', mas que 'delícia' é uma delícia de se ouvir, isso é! DELÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍCIA! E não me mandem tatuar no meio da testa!
.
5 comentários:
Acho que entendi o que vose quiz dizer...dependendo da palavra e da pessoa que fala, dá pra subir pelas paredes, x]...as vezes só a pessoa sem a palavra tbm, xD...então...sem muitos detalhes...com certeza a palavra delícia é uma delícia de se ouvir e falar, ui ui ui...to imaginando coisas...-hoho...bjão
Delicia seu blog.
Se bem q eu prefiro selvagem...Acho q seria a palavra q eu mais gosto. Sem conotação sexual tb. ;)
uAHuaHUA realmente!! delicia eh uma palavra muito legal,poderoosa e engraçada ^^
e concordo qndo vc diz q precisamos usa-la no momento certo...pq eh q nem "amor", que se usam TODA HORA e acaba "perdendo" seu real sentido .
sadorei aki,seu blog jah tah linkado no meu,passarei semp q puder
beijaoo, se cuida
Muito bom!
Um dia, há algum tempo atrás, comentei com uns amigos de academia que eu amava essa palavra: "delícia". Acabou virando meu apelido lá, e quando não tinha a menor disposição de levantar cedo para puxar aqueles ferros horrorosos, me lembrava do povo gritando "delííícia" quando eu chegava.
Nem preciso dizer que fazendo sol ou chuva, lá estava eu diariamente.
Outra palavra que eu adoro é "espetáculo". Essa vou comentar com o pessoal do trabalho; seria um apelido interessante... (hehe)
Beijocas
obs: para mim, elas ficam ainda melhores quando pronunciadas por sílaba, com muita ênfase na tônica:
de-líííííííí-cia
es-pe-táááááááááá-cu-lo
;-)
Vorta gatha! ;)
Postar um comentário